Gestão de Valor Econômico

GESTÃO BASEADA EM VALOR

Desenvolvimento do Pensamento Estratégico na Gestão da Empresa

Os empresários e os principais executivos devem desenvolver a cultura e o hábito de discutir a estratégia relacionada a empresa em que são responsáveis pela gestão.

O Pensamento Estratégico deve ser estimulado e disseminado para todos os níveis hierárquicos da empresa, proporcionando uma discussão aberta para o despertar da criatividade em busca de soluções e caminhos alternativos para as decisões de curto, médio e longo prazo.

Em momentos conjunturais econômicos e políticos com enorme desafio para os negócios, as empresas que desenvolveram um compromisso coletivo e alinhado a estratégia de médio e longo prazo, possuem capacidade de desenvolver soluções imediatas para a turbulência de curto prazo.

Alcance da Consultoria

O objetivo da consultoria é melhorar a performance empresarial, ajudando seus acionistas e executivos a escolher o melhor caminho para as tomadas de decisões, considerando diversos fatores relevantes, desde a organização, estratégia e operacionalização dos setores e da companhia como um todo.


Serviços Voltados a Criação de Valor

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial relativo à formulação de objetivos para a escolha de programas de ação e para sua execução, considerando as condições internas e externas à empresa e sua evolução planejada. Além disso, considera premissas que a empresa deve respeitar para que o processo tenha lógica e sustentação. O Planejamento Estratégico é um processo que atinge profissionais de todos os níveis da organização. O Planejamento Estratégico é o processo da estruturação tática, na qual define-se a relação entre a empresa e o ambiente interno e externo, bem como os seus objetivos de planejamento, visando antecipar as intercorrências de médio e longo prazos.

Conceito de Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico pode ser definição como sendo um processo de desenvolvimento e manutenção de estratégias de atuação entre os objetivos da organização e as oportunidades existentes no meio em que atua. Por ser um conjunto de decisões que envolvem todo a organização deve ser planejado a longo prazo.

Estratégia de Crescimento

As estratégias vitoriosas fundamentam-se na criação de inovações que possibilitam indicar novas origens de valor para a empresa e seus acionistas. Participamos intensamente com a equipe do cliente no desenvolvimento das estruturas e na implementação da nova cultura, apropriadas às inovações, requisitos para aceleração da expansão no mercado.


Projeto Baseado no Crescimento do Valor Econômico

 

Metodologia

 

Diagnóstico da Situação Econômico e Financeira Atual da Empresa

O objetivo deste módulo é realizar um diagnóstico da situação atual da empresa, considerando oportunidades e riscos de maior magnitude. Como parte do diagnóstico é realizado  um planejamento financeiro para análise de viabilidade econômico-financeira para os próximos anos, juntamente com a análise de sensibilidade.

Elaboração do Valuation

O objetivo é realizar avaliações patrimoniais (valuation), para identificar  o valor econômico da empresa sob analise a cada seis meses.

A metodologia aplicada e o fluxo de caixa descontado/ abordagem da renda. Este método parte do princípio de que o valor de um negócio é o somatório de todos os benefícios futuros que ele poderá gerar ao seu possuidor, descontados a valor presente, utilizando-se uma taxa de desconto que reflita os riscos e incertezas do negócio. A modelagem demonstra a capacidade que o negócio possui em gerar o fluxo de caixa líquido ao longo do tempo. Como complemento, podemos utilizar a metodologia de Múltiplos de EBITDA.

Elaboração, Validação e Follow-Up do Orçamento da Empresa

O objetivo deste módulo é auxiliar a empresa na estruturação, elaboração, aprovação e acompanhamento do plano orçamentário "OBZ" (Orçamento Base Zero) para os próximos dois anos, tendo como premissa a estratégia definida em conjunto com o acionista no diagnóstico elaborado no MÓDULO 1.
Durante a elaboração do orçamento em conjunto com as áreas, estaremos explorando principalmente algumas oportunidades como:

  • Crescimento da Receita (em progresso e novos projetos);
  • Oportunidades para otimização de custos e despesas.

Este módulo apresenta em detalhes as demonstrações financeiras, KPI´s (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) e planos de ação para acompanhamento durante o contrato.
Para o bom desempenho do módulo é necessário o comprometimento dos envolvidos (indicados pela empresa) para o fornecimento das informações em atendimento ao cronograma estabelecido.

Planejamento Estratégico para Aumento do Valor Econômico

O objetivo é a implantação de um Planejamento Estratégico utilizando uma ferramenta de gestão, por exemplo, o BSC “Balanced Scorecard”, o que não impede de se utilizar outra metodologia, para análise da empresa de maneira profunda.

Em paralelo a realização do diagnóstico sobre a situação atual da empresa, executaremos a avaliação patrimonial, estabelecendo o seu valor econômico, a qual será atualizada a cada seis meses. A partir dessas análises, iniciaremos a implantação do Planejamento Estratégico e orçamento, com envolvimento da equipe do cliente.